Natal é a capital do Rio Grande do Norte. Foi fundada em 25 de dezembro de 1599 durante o período da União Ibérica (1580-1640). Possui uma área territorial de 167.401 km² e uma população estimada em 896.708, segundo dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE). É dividida em quatro zonas administrativas (Norte, Sul, Leste e Oeste) e faz parte dos 15 municípios integrantes da Região Metropolitana juntamente com Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim, São José do Mipibu, Nísia Floresta, Monte Alegre, Vera Cruz, Maxaranguape, Ielmo Marinho, Arês, Goianinha e Bom Jesus.
A história da cidade está ligada diretamente à história do Brasil. Natal já foi um território francês, português, holandês e retornou aos domínios da coroa portuguesa até a independência do país, em 1822. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), serviu, em 1942, como base militar para os Estados Unidos, pois a privilegiada localização colocava a capital potiguar como um dos pontos mais estratégicos do mundo, ao lado do Canal de Suez no Egito e dos estreitos de Gibraltar, entre a Espanha e o Marrocos, e Bósforo na Turquia.
Com o passar dos anos e o acelerado processo de urbanização das grandes cidades, Natal, que já possuía uma estrutura urbanística ordenada e bem dividida entre suas zonas administrativas, fato que até hoje faz de Natal uma cidade compacta e de fácil circulação, cresceu de forma sistemática e ordenada. Dentre os motivos estão as construções das pontes de acesso à Zona Norte, além da belíssima Via Costeira que interligou a Zona Leste à Zona Sul da capital potiguar.
Com mais de 400 anos de história, Natal conseguiu aliar o clima bucólico, quase provinciano das pequenas cidades, a pujança do desenvolvimento e o acompanhamento às inovações urbanísticas e tecnológicas das grandes cidades do mundo. Tanto que em 2014 foi escolhida para ser uma das sedes da Copa do Mundo da Fifa, chegando a receber turistas de várias partes do mundo, inclusive atraindo chefes de estados e personalidades mundiais.
O povo acolhedor, hospitaleiro e atencioso faz de Natal um destino diferenciado quando se trata de atenção aos que vêm de fora, principalmente os turistas de lazer e de negócio. Outro ponto de destaque é a localização privilegiada, sendo o ponto mais próximo entre o Brasil e os continentes africano e europeu, e a proximidade com outras grandes cidades do Nordeste como João Pessoa/PB, Recife/PE, Mossoró/RN e Fortaleza/CE.
Os elementos naturais como o sol constante quase o ano inteiro, a água com a sua qualidade, o ar considerado um dos mais puros do continente, o mar com sua temperatura perfeita, as dunas e a vegetação que dão um colorido todo especial ao entorno da cidade, os monumentos históricos e arquitetônicos espalhados pelos quatro cantos da capital potiguar e a gastronomia que encanta quem saboreia são alguns dos pontos que fazem de Natal um dos destinos turísticos mais procurados do país.
A infraestrutura e a logística disponíveis, a heterogênea rede hoteleira com leitos para todos os tipos de perfis de turistas, os inúmeros restaurantes com suas deliciosas especialidades e a gama de empresas especializadas em produtos e serviços para o segmento MICE transformaram Natal no melhor lugar para ser feliz e fazer negócio.